Links de Acesso

Rússia controla a província ucraniana de Luhansk, diz ministério da Defesa.


Rua de Lysychansk
Rua de Lysychansk

A Rússia disse ter assumido controlo total da cidade industrial de Lysychansk na provincia de Luhansk.

Estas era a última cidade sob controlo ucraniano nessa provincia separatista.

O ministro da defesa russo Sergei Shoigu disse ter informado o presidente Vladimir Putin que a provincia de Luhansk foi “libertdada”.

O ministério russo disse que as suas forças e milicias da auto-denominada República Popular de Luhansk tinham também ocupado várias outras localidades perto de Luhansk.

Luhansk é das duas regiões da zona de Dombass que a Rússia quer controlar e onde tem concentrado as suas forças e ataques após falhanço da sua ofensiva inicial para tentar capturar a capital, Kyiv.

O ministério da Defesa ucraniano disse que Luhansk não está sob “controlo total” das forças russas mas reconheceu que as forças ucranianas poderão retirar de partes da cidade face aos ataques russos de “grande intensidade”.

Entretanto fontes oficias russas disseram que três pessoas morreram em explosões na cidade de Belgorod que faz fronteira com a Ucrânia.

Dezenas de edifícios residenciais foram danificados

Combates em Kharkiv

Há também intensos combates na região de Kharkiv onde quatro pessoas morreram em bobardeamentos em Izium e Chuguib, dois distritos no norte dessa região.

Mísseis russos atingiram também zonas residenciais em Sloviansk causando uma vítima mortal.

Na cidade de Kharkiv mísseis atingiram infraestruturas dos caminhos de ferro danificando linhas de transporte e cabos de energia eléctrica.

A Rússia disse entretanto ter iniciado serviços de transporte de autocarro da península da Crimeia que capturou em 2014 para e de cidades recentemente capturadas na parte leste da Ucrânia

XS
SM
MD
LG