Links de Acesso

Putin diz que vai vetar resolução contra a Síria


Vladimir Putin falou a jornalistas em Bisqueque
Vladimir Putin falou a jornalistas em Bisqueque

Conselho de Segurança vota hoje sanções contra o regime sírio por uso de armas químicas

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta terça-feira, 28, que o seu Governo não apoiará novas sanções contra a Síria, já que não ajudariam no processo de negociação em curso.

"A Rússia não respaldará nenhuma nova sanção contra a Síria", disse o chefe do Kremlin em declarações a jornalistas em Bisqueque, depois de um encontro com o presidente do Quirguistão, Almazbek Atambaiev.

O Conselho de Segurança da ONU votará nesta terça um projeto de resolução que impõe sanções à Síria pelo uso de armas químicas e que Moscovo já tinha antecipado que vetaria.

Uma investigação conjunta da ONU e da Organização para a Proibição das Armas Químicas concluiu que o regime sírio esteve por trás de vários ataques com substâncias proibidas em 2014 e 2015.

No entanto, a Rússia, o principal aliado do Governo de Bashar al-Assad, questionou repetidamente a objectividade e o trabalho desenvolvido pelos analistas à frente do caso.

A resolução contra o regime sírio, que está em discussão há vários meses, foi promovida por Estados Unidos, França e Reino Unido, três dos cinco países-membros permanentes do Conselho, além de China e Rússia.

Putin disse que a iniciativa é "completamente inoportuna" e afirmou que a adopção de sanções "não ajudaria o processo negociador, e só seria um estorvo e abalaria a confiança nas negociações".

XS
SM
MD
LG