Links de Acesso

Putin diz que Moscovo tem acordo com Bielorrússia para hospedar armas nucleares


Presidente russo Vladimir Putin
Presidente russo Vladimir Putin

A Rússia fechou um acordo com a vizinha Bielorrússia para posicionar armas nucleares tácticas no seu território, mas não violará os acordos de não proliferação, disse o presidente Vladimir Putin neste sábado.

O presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, há muito tempo levantava a questão de posicionar armas nucleares tácticas na Bielorrússia, que faz fronteira com a Polónia, disse Putin à televisão estatal.

"Também não há nada incomum aqui; em primeiro lugar, os Estados Unidos fazem isso há décadas. Eles há muito posicionam as suas armas nucleares tácticas no território dos seus países aliados", disse Putin. "Concordamos que faremos o mesmo - sem violar nossas obrigações, enfatizo, sem violar nossas obrigações internacionais sobre a não proliferação de armas nucleares."

A Rússia terá concluído a construção de uma instalação de armazenamento de armas nucleares tácticas na Bielorrússia até 1 de Julho, disse Putin, acrescentando que Moscovo não transferiria o controlo de armas para Minsk.

A Rússia estacionou 10 aeronaves na Bielorrússia capazes de transportar armas nucleares tácticas, disse ele, acrescentando que Moscovo já havia transferido para a Bielorrússia vários sistemas de mísseis tácticos Iskander que podem ser usados para lançar armas nucleares.

Fórum

XS
SM
MD
LG