Links de Acesso

Angola: PRS em congresso para escolher novo presidente


Secretário provincial do PRS em Malanje Eduardo Hilário Francisco
Secretário provincial do PRS em Malanje Eduardo Hilário Francisco

Delegação de Malanje propõe número de mandatos e criação de posto de vice presidente

O Partido da Renovação Social (PRS) iniciou hoje, 29 de Maio, um congresso extraordinário em que será eleito um novo presidente para substituir Eduardo Kuangana que lidera o partido desde a sua formação em 1991.

Três candidatos concorrem à presidência do partido. Nomeadamente Benedito Daniel, actual secretário geral do PRS, Sapalo António, secretário para a Economia e Finanças, e João Baptista Ngandajina, antigo ministro da Ciência e Tecnologia no então Governo de Unidade e Reconciliação Nacional.

Estao presentes ao congresso delegações vindas de todo o país. Uma delas é de Malanje e o secretário do partido nessa província , Eduardo Hilário Francisco, defende que o congresso deve determinar claramente o tempo de mandatos para o presidente da organização.

PRS em Malanje quer mudanças no mandato da liderança do partido - 1:54
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:54 0:00

O político, à frente de uma delegação de 28 delegados, referiu que alguns artigos dos estatutos não estão claros e carecem de nova redacção, sugerindo três mandatos para o presidente, dos quais um interpolado.

“A nossa proposta de Malanje é que o candidato a ser eleito neste congresso possa cumprir os seus 2 mandatos consecutivos e tem ainda a oportunidade de concorrer para um terceiro mandato”, afirmou.

Hilário Francisco referiu que a figura de vice-presidente do PRS trará maior visibilidade e coesão interna, assunto que os congressistas deverão analisar e dar o respectivo parecer.

“O PRS nesse momento só tem nos seus estatutos o presidente e o secretário-geral, nós Malanje pretendemos que a figura do vice-presidente também passa a figurar dos estatutos do partido, talvez o partido assim esteja mais fortificado”,afirmou.

A reestruturação estatutária no PRS deverá igualmente passar pela reformulação de directrizes que permitem que militantes filiados numa determinada província participem em conferências provinciais ou municipais de outra circunscrição.

Em Malanje, aquela formação política conta com cerca de 30 mil militantes distribuídos pelos 14 municípios da província.

XS
SM
MD
LG