Links de Acesso

Catumbela - Detidas cinco pessoas acusadas de ocupação de terrenos


Avenida Fausto Frazão, autor Daniel David
Avenida Fausto Frazão, autor Daniel David

Mais de trezentos cidadãos manifestaram-se à porta do Comando da Polícia no município da Catumbela, em Benguela, num protesto contra detenções por suposta ocupação ilegal de terrenos.

O clima de tensão, levou a Administração Municipal a solicitar apoio à Polícia de Intervenção Rápida (PIR), que terá espancado manifestantes pouco antes do início de um forte tiroteio.

Continuam detidos cinco cidadãos acusados de terem ocupado ilegalmente terrenos na comuna da Gama.

Alguns manifestantes, que refutam a versão oficial, alegando possuir a documentação dos espaços, dizem que a carga policial provocou feridos e inúmeros desaparecidos.

"Foram muitos tiros, mais de vinte, a Polícia soltou os cães. Até as mamãs foram agredidas, há crianças desaparecidas’’, referem algumas testemunhas

Surpresos, estes munícipes dizem que chegaram aos terrenos em companhia de funcionários da Administração e de representantes da autoridade tradicional.

‘’Há uma parcela que o povo solicitou a funcionários da Administração (comunal), na presença do soba. Nós queremos construir, estamos a ser impedidos’’, relatam munícipes.

Em reacção, numa entrevista à Rádio Mais, a administradora municipal, Filomena Pascoal, começa por falar de uma tentativa de invasão da esquadra policial.

‘’Alugaram autocarros, depois da detenção de alguns, no terreno, e vieram até à marginal, tentando tomar o Comando Municipal. Numa sociedade com regras isto não pode acontecer’’, conta a responsável.

Feito o retrato de algumas horas de tumulto, a administradora municipal, que negou agressões, apelou ao fim da ocupação de terrenos de forma anárquica

‘’Estes cabecilhas detidos são reincidentes nesta prática de ocupação de terras. É uma acção premeditada para a tomada de espaços legalmente cedidos e já com vedação. Eles entram, ocupam e fazem vendas e revendas’’, acrescenta."

XS
SM
MD
LG