Links de Acesso

Programa Alimentar Mundial distinguido com Nobel da Paz


PAM

O Programa Alimentar Mundial (PAM) ganhou o Prémio Nobel da Paz em 2020 pelos seus esforços para combater a ameaça da fome.

Berit Reiss-Andersen, presidente do Comité Norueguês do Nobel, disse que o PAM recebeu o prémio “pelos seus esforços no combate à fome, por sua contribuição para melhorar as condições de paz em áreas afetadas por conflitos e por atuar como uma força motriz dos esforços para prevenir o uso da fome como arma de guerra e conflito.

O Programa Alimentar Mundial (PAM) está "muito honrado" por ter recebido o Prémio Nobel da Paz , disse seu diretor executivo, o americano David Beasley, que disse estar "sem palavras" pela primeira vez na vida dele.

"Estamos muito honrados em receber o Prémio Nobel da Paz. É um tremendo reconhecimento do compromisso da família PAM que trabalha todos os dias para erradicar a fome em mais de 80 países", disse David Beasley em sua conta Twitter.

"Estou sem palavras pela primeira vez na minha vida", acrescentou ele em um vídeo em que prestou homenagem aos 17 mil funcionários do PAM.

O PAM foi criado em 1961, a pedido do Presidente americano Dwight Eisenhower. A sua primeira missão aconteceu poucos meses depois, quando em 1962 um terramoto abalou Boein Zahra no norte do Irão e a instituição enviou toneladas de farinha, açúcar e chá para apoiar os sobreviventes.

Em 1963, o PAM lança o seu primeiro programa de desenvolvimento no Sudão.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG