Links de Acesso

Professores angolanos ameaçam "fazer ruído" se Governo não responder às suas reivindicações


Guilherme Silva
Guilherme Silva

Sindicato Nacional de Professores quer reacção da nova ministra da Educação

Assinala-se nesta quinta-feira, 5, de Outubro o dia do professor com o lema “ensinar com autonomia, capacitar os professores”.

SINPROF ameaça "fazer ruído" - 3:12
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:12 0:00

Em Angola, o Sindicato Nacional de Professores (Sinprof) mostra-se agastado com apouca importância dada aos professores e ameaça boicotar os exames finais do ano lectivo caso o novo Executivo não resolva as preocupações deixadas por José Eduardo dos Santos.

Guilherme Silva, presidente do Sinprof, diz que os professores não são valorizados e aponta como exemplo a data que hoje se comemora mundialmente e não tem qualquer referência no país.

“Hoje não se ouve falar mais nada se não o dia da Rádio Nacional, o professor é preterido, mas hoje também é nosso dia, estamos a ser fustigados como se estes profissionais não foram formados pelos professores”, denunciou o sindicalista.

Guilherme Silva lembrou também que o mês de Outubro é crucial para a actual ministra da Educação, Cândida Teixeira, resolver os problemas deixados pelo ministro Pinda Simão.

O sindicalista afirma que caso não se resolvam os velhos problemas, as provas que começam a 23 deste mês podem estar comprometidas.

“Não descartamos a possibilidade de retomarmos o ruido no final deste ano lectivo”, avisou.

Recorde-se que o Sinprof aguarda desde 2013 por respostas do Ministério da Educação e das direções provinciais de Educação ao caderno reivindicativo, no qual exige o aumento do salário, a promoção de categoria e a redução da carga horária.

XS
SM
MD
LG