Links de Acesso

Primeiro-ministro da Ucrânia demite-se “em prol da estabilidade”


O primeiro-ministro ucraniano, Mykola Azarov, demitiu-se hoje do cargo, numa tentativa de aliviar a crise que se vive há cerca de dois meses no país, onde as autoridades não conseguem parar as manifestações contra o Governo.

“Tomei uma decisão pessoal de pedir ao Presidente da Ucrânia que aceite a minha demissão do cargo de primeiro-ministro, com o objectivo de criar uma possibilidade adicional para um compromisso político de resolução dos conflitos de forma pacífica”, disse Azarov em comunicado. "Hoje, o mais importante é preservar a unidade e a integridade da Ucrânia. Isto é muito mais importante que qualquer plano ou ambição pessoal. Por isto, tomei esta decisão", completou.

Azarov anunciou a renúncia no momento de uma sessão especial do Parlamento em Kiev, que pretende debater uma solução para a crise iniciada há dois meses, quando o governo se negou a assinar um acordo de associação com a UE, para uma aproximação à Rússia. Entre as medidas que devem ser abordadas pelo Parlamento está o fim das medidas rígidas contra os protestos, que provocaram a revolta dos opositores.

Os deputados suspenderam a sessão pouco depois do início para um debate sobre a agenda do dia.
XS
SM
MD
LG