Links de Acesso

Primeiro caso de coronavírus confirmado no Brasil


Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, Brasil

Um segundo teste realizado pelas autoridades sanitárias brasileiras confirmou o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil e na América Latina, disse nesta quarta-feira, 26, uma fonte citada pela agência Reuters.

O teste foi feito depois de o Hospital Albert Einstein ter informado a possível infeção, em São Paulo, de um homem de 61 anos que esteve na Itália.

A fonte falou sob condição de anonimato porque o Governo ainda não anunciou o resultado do teste, o que deve acontecer a qualquer momento.

"O paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório que será mantido durante os próximos 14 dias. A equipa médica segue monitorando-o ativamente, assim como as pessoas que tiveram contato próximo com ele", lê-se na nota emitida ontem pelo Hospital Albert Einstein.

Em declarações ao Blog do Camarotti, jornalista da rede Globo, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, apelou à calma.

"É claro que preocupa, São Paulo é a maior cidade do país. É uma confirmação feita por um hospital privado, agora será feita a contraprova pelo Instituto Adolfo Lutz. O resultado sai amanhã pela manhã. O paciente está clinicamente bem. A recomendação é isolamento domiciliar. Agora vamos fazer o mapeamento com quem ele teve contato", disse o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, na noite de ontem.

O Ministério da Saúde adiantou que o hospital "adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), conforme definido pela Organização Mundial de Saúde".

Refira-se que Argélia e Canárias, ilhas de Espanha no norte de África, registaram também um caso de coronavírus de pessoas que estiveram na Itália.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG