Links de Acesso

Primeiro caso de coronavírus confirmado no Brasil


Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, Brasil
Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, Brasil

Um segundo teste realizado pelas autoridades sanitárias brasileiras confirmou o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil e na América Latina, disse nesta quarta-feira, 26, uma fonte citada pela agência Reuters.

O teste foi feito depois de o Hospital Albert Einstein ter informado a possível infeção, em São Paulo, de um homem de 61 anos que esteve na Itália.

A fonte falou sob condição de anonimato porque o Governo ainda não anunciou o resultado do teste, o que deve acontecer a qualquer momento.

"O paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório que será mantido durante os próximos 14 dias. A equipa médica segue monitorando-o ativamente, assim como as pessoas que tiveram contato próximo com ele", lê-se na nota emitida ontem pelo Hospital Albert Einstein.

Em declarações ao Blog do Camarotti, jornalista da rede Globo, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, apelou à calma.

"É claro que preocupa, São Paulo é a maior cidade do país. É uma confirmação feita por um hospital privado, agora será feita a contraprova pelo Instituto Adolfo Lutz. O resultado sai amanhã pela manhã. O paciente está clinicamente bem. A recomendação é isolamento domiciliar. Agora vamos fazer o mapeamento com quem ele teve contato", disse o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, na noite de ontem.

O Ministério da Saúde adiantou que o hospital "adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), conforme definido pela Organização Mundial de Saúde".

Refira-se que Argélia e Canárias, ilhas de Espanha no norte de África, registaram também um caso de coronavírus de pessoas que estiveram na Itália.

XS
SM
MD
LG