Links de Acesso

Primeira cirurgias no interior de Malanje


Bloco operatório hospital municipal de Caculama
Bloco operatório hospital municipal de Caculama

Novo centro em Caculama pode efectuar cinco operações diárias

As primeiras duas intervenções cirúrgicas foram realizadas com sucesso Segunda-feira, 26, última no bloco operatório do Hospital Municipal de Caculama, a 56 quilómetros a leste da cidade de Malanje.
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:54 0:00
Faça o Download

A remoção de tumores benignos na área do recto a dois pacientes saídos da capital provincial foi a estreia como referiu o médico cirurgião de nacionalidade cubana, Roger Borrego.
Roger Borrego
Roger Borrego
“A primeira cirurgia demorou 40 minutos e a outra cirurgia demorou 30 minutos porque se fez pela primeira vez, agora acho que teremos capacidade de fazer operações mais complexas segundo as disponibilidades da anestesia”,disse.

Três novos doentes observados têm já marcadas as cirurgias para esta semana.

A secção com capacidade para efectuar cinco operações todos os dias conta com três enfermeiros e está equipado para atender casos ligados com apendicites, hemorróides, lipomas, hidrocelos, hérnias, assim como perfurações intestinais resultantes da febre tifóide.
Director geral do hospital de Caculama José Ribeiro
Director geral do hospital de Caculama José Ribeiro
O director-geral do Hospital Municipal de Caculama, Dr. José Ribeiro disse que a segunda fase do projecto será para grandes cirurgias á medida que os doentes descobrirem a existência do referido serviço.

“Vamos realizando as mais diversas cirurgias de forma a evitarmos e a mitigarmos os grandes problemas que a nossa população tem vindo a ter com a transferência destes, quer para o Hospital Geral, quer para Luanda a partir de Luanda”, admitiu o médico.

O Hospital conta desde a semana passada com um Centro em condições, cuja certificação e credibilização estiveram a cargo de uma equipa da Direcção Nacional de Sangue. Dois técnicos estão habilitados para manusearem os equipamentos, o que limita o processo de evacuação de pacientes para o Hospital Regional de Malanje ou desta província para a capital angolana, Luanda.

“A partir de sexta-feira, 23, de Maio o Hospital Municipal de Caculama iniciou as suas primeiras quatro hemotransfusões, tendo na verdade dado um grande passo na acomodação e na melhoria assistencial da nossa população”, disse, acrescentando que os constrangimentos são enormes quando se transfere o paciente anémico.

Os primeiros dois pacientes operados no Hospital Municipal de Caculama inaugurado em 2008 receberam alta horas depois da assistência e regressaram para as suas residências no centro da cidade de Malanje.

Administrador municipal de Caculama Joaquim Virgílio Gomes
Administrador municipal de Caculama Joaquim Virgílio Gomes
O administrador municipal de Caculama, Joaquim Virgílio Gomes reconheceu os avanços para a melhoria dos serviços de saúde na localidade. “Com a vinda de mais médicos conseguimos hoje dar o arranque a este importante serviço deste Hospital Municipal,” disse
XS
SM
MD
LG