Links de Acesso

Primeira sondagem sobre as eleições dá vitória a MPLA, CASA-CE sobe, UNITA desce


Líderes da CASA-CE (Abel Chivukuvuku), MPLA (João Lourenço) e UNITA (Isaías Samakuva)
Líderes da CASA-CE (Abel Chivukuvuku), MPLA (João Lourenço) e UNITA (Isaías Samakuva)

De acordo com a sondagem, feita pelo Instituto Jean Piaget de Benguela, Instituto Sol Nascente do Huambo, com apoio técnico do Centro de Estudos de Sondagens e Opinião da Universidade Católica Portuguesa, o MPLA ganha as eleições, a CASA-CE continua o seu curso ascendente, colocando a UNITA em terceiro lugar nas intenções de voto dos angolanos.


Segundo a sondagem, Abel Chivukuvuku, candidato presidencial da CASA-CE, consegue 19% dos votos, contra 15% de Isaías Samakuva, o líder da UNITA.

O estudo de pesquisa indica que João Lourenço, candidato do MPLA, deverá ter 36% dos votos, sendo também o favorito entre o eleitorado feminino. O mesmo revela que os eleitores do MPLA estão entre os 55-64 anos de idade e na sua maior parte sem conclusão da formação escolar.

A UNITA, que dá pouco crédito a esta sondagem, argumentando tratar-se de um universo de inquiridos muito pequeno, tem, de acordo com a sondagem, 15% dos votos, com os seus eleitores na faixa etária entre os 35-44 anos de idade.

Em declarações ao Novo Jornal Online, o porta-voz da UNITA, Alcides Sakala, disse que esta sondagem não reflecte a “caminhada de vitórias” do partido durante esta campanha.

A CASA-CE de Abel Chivukuvuku deverá conquistar os votos de eleitores universitários, na faixa etária entre os 18-24 anos.

Os restantes candidatos, Benedito Daniel, Lucas Benghim e Quintino António Moreira, não ultrapassam os dois por cento nas intenções de voto.

As eleições em Angola realizam-se a 23 de Agosto deste ano.

XS
SM
MD
LG