Links de Acesso

Primeira-dama de Moçambique pede ajuda para formação de oncologistas nos EUA


A primeira-dama da República de Moçambique Maria da Luz Guebuza manifestou interesse em ver oncologistas moçambicanos formados nos EUA, como forma de combater a luta contra o cancro da mama, do colo do útero e da próstata.

Maria da Luz, que falava em Washington, para representantes de diversas organizações de sociedade civil americanas, fez um relato dramático sobre a falta de especialistas em Moçambique em diversas áreas de saúde, sobretudo a oncologia, pois existem apenas quatro para atender as solicitações de todo o país.

Ela disse ser simples entender que este número é irrisório, tendo em conta a população moçambicana actualmente estimada em 24 milhões de habitantes.

No encontro desta terça-feira, 5, organizado pela Global Health Council (Conselho Mundial de Saúde), a primeira-dama moçambicana abordou ainda a estratégia adoptada pelo país na mobilização da mulher para aderir ao planeamento familiar, da prevenção do HIV/Sida, entre outras temáticas sobre saúde da mulher, apontando como um dos grandes desafios uma resposta adequada à demanda dos serviços sanitários no país.

XS
SM
MD
LG