Links de Acesso

Presidente norte-coreano "implora por guerra", embaixadora america na ONU


Nikki Haley no Conselho de Segurança da ONU
Nikki Haley no Conselho de Segurança da ONU

Presidente da Agência Internacional de Energia Atómica afirma que a Coreia do Norte tornou-se uma "ameaça global"

A embaixadora dos Estados Unidos junto das Nações Unidas acusou o presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, de estar "implorando por guerra", e voltou a dizer que o diálogo não tem sido eficaz para resolver a situação criada por Pyongyang.

"Apesar dos nossos esforços, o programa nuclear da Coreia do Norte está mais avançado e mais perigoso do que nunca. A guerra nunca é algo que os Estados Unidos querem. Nós não queremos isso agora. Mas a paciência do nosso país não é ilimitada", disse Nikki Haley ao intervir na reunião do Conselho de Segurança que está reunido em Nova Iorque a analisar a situação, depois de mais um teste com míssil realizado no domingo pela Coreia do Sul.

Haley afirmou que chegou o momento do Conselho de Segurança impor "as medidas mais severas possíveis" em relação a Coreia do Norte.

Por seu lado, o presidente da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmouque a Coreia do Norte tornou-se uma "ameaça global" e classificou de "lamentável", o teste nuclear conduzido pelo país com uma bomba de hidrogénio.

Problema mundial

Em declarações à cadeia americana CNN, Yukiya Amano, director-geral da agência ligada à ONU e que monitora a actividade nuclear, afirmou que o teste conduzido no domingo por Pyongyang representa uma "nova dimensão de ameaça", não mais um problema regional.

Amano já havia pedido que a Coreia do Norte "implementasse por completo" as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e as recomendações da Agência Internacional de Energia Atómica.

O Conselho de Segurança da ONU deve pronunciar-se ainda hoje sobre o assunto.

XS
SM
MD
LG