Links de Acesso

Presidente iraniano diz que Teerão leva a sério as negociações nucleares com potências mundiais


Presidente iraniano Ebrahim Raisi

O Presidente iraniano Ebrahim Raisi disse neste sábado, 11, que Teerão leva sério as suas negociações nucleares com potências mundiais em Viena, informou a agência oficial de notícias IRNA.

As negociações indirectas entre EUA e o Irão para retomar o acordo nuclear de 2015 voltaram à mesa na quinta-feira na capital austríaca. Diplomatas de França, Grã-Bretanha, Alemanha, Rússia e China viajam entre os dois lados porque Teerão recusa contacto directo com Washington.

Uma fonte europeia, falando para a Reuters sob condição de anonimato, sugeriu na sexta-feira que o Irão concordou em continuar as negociações de onde pararam em Junho. As autoridades iranianas negaram isso.

Sob o acordo original, que o então Presidente dos EUA, Donald Trump, abandonou em 2018, o Irão limitou o seu programa nuclear em troca de alívio das sanções dos EUA, União Europeia e ONU.

“O facto de termos apresentado o texto da proposta do Irão às partes negociadoras mostra que levamos a sério as negociações, e se o outro lado também levar a sério a retirada das sanções. Estamos definitivamente à procura de um bom acordo", disse Raisi, citado pela IRNA.

Um ano após a reimposição de sanções ao Irão por Trump, Teerão começou a violar gradualmente os limites nucleares do acordo. O Irão quer que todas as sanções sejam suspensas.

O principal negociador do Irão, Ali Bagheri Kani, disse à Reuters na sexta-feira que Teerão mantinha-se firme na posição apresentada na semana passada, quando as negociações foram interrompidas. Autoridades europeias e americanas acusaram o Irão de fazer novas exigências e de renegar os compromissos firmados no início deste ano.

Questionado sobre se os novos rascunhos de propostas que o Irão apresentou na semana passada estavam a ser discutidos, Bagheri Kani disse: "Sim, os rascunhos que propusemos na semana passada estão a ser discutidos agora em reuniões com outras partes."

Um alto funcionário da União Europeia disse na sexta-feira que as negociações estavam a avançar e que vários assuntos importantes ainda estavam abertos para um acordo sobre um texto final.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG