Links de Acesso

Presidente guineense confirma adiamento das legislativas de 24 de novembro


Úmaro Sissoco Embaló, Presidente da Guiné-Bissau.
Úmaro Sissoco Embaló, Presidente da Guiné-Bissau.

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, disse neste final de semana, durante um discurso no Comando Geral da Guarda Nacional em Bissau, que as eleições legislativas de 24 de novembro"já estão adiadas de facto".

Sissoco Embaló prometeu que vai publicar um decreto na segunda ou terça-feira para oficializar o adiamento, que diz ter sido decidido em coordenação com o Governo, resultante do atraso de todos.

"O Governo, antes de falar com o Presidente, falou com a CNE e com o Supremo Tribunal de Justiça que se atrasou com a lista definitiva de partidos. Toda a gente se atrasou aqui. A única entidade que não se atrasou foi o Presidente da República", disse Umaro Sissoco Embaló.

O Presidente guineense, que demitiu o Governo após eleições legislativas em junho de 2023 e dissolveu o parlamento, alegando crise institucional - disse também que os partidos ou coligações que anunciarem campanha depois desse adiamento estarão a "fazer teatro e desordem".

"O governo é que tem a missão de organizar o escrutínio e mostrou-se que não tem condições de cumprir o cronograma eleitoral", acrescentou.

Fórum

XS
SM
MD
LG