Links de Acesso

Presidente francês visita Angola em Dezembro de 2019


Emannuel Macron
Emannuel Macron

Emmanuel Macron lançará projecto em formação profissional

O Presidente francês Emmanuel Macron visita Angola em Dezembro de 2019 e desloca-se à província de Malanje para ver os projectos financiados por Paris e investimentos privados.

O anúncio foi feito pelo embaixador francês em Angola, Sylvain Itté, neste fim-de-semana na terra da palanca negra.

Sylvain Itté, embaixador de França em Angola
Sylvain Itté, embaixador de França em Angola

O volume do financiamento do Governo francês na província de Malanje está avaliado em mais de dois milhões de euros com a formação profissional e pedagógica dos docentes, além dos equipamentos do Instituto Superior de Tecnologia Agro-alimentar de Malanje (ISTAM) em fase de conclusão no âmbito da cooperação entre ambos países no domínio da educação e investigação cientifica.

Dezenas de milhões de dólares americanos foram investidos pelo Grupo Castel num campo produção de quatro mil hectares de cultura de milho para produzir grits para a produção de cerveja, no município de Cangandala, integrada no Pólo de Desenvolvimento Agro-industrial de Capanda (Sodepac).

Sylvain Itté garantiu que o alicerce para uma maior presença oficial e institucional da França em Malanje está em construção com os investimentos na formação de quadros que garantem no futuro breve mão-de-obra qualificada.

“No futuro as empresas estrangeiras, a começar pelas francesas vão encontrar aqui pessoas, mão-de-obra qualificada”, concluiu o diplomata.


Veja ainda:

França vai investir 100 milhões de dólares em Angola

Lourenço e Macron acertam reforço da cooperação entre Luanda e Paris

XS
SM
MD
LG