Links de Acesso

Lourenço e Macron acertam reforço da cooperação entre Luanda e Paris


Emmanuel Macron dá as boas-vindas a João Lourenço no Palácio do Eliseu

João Lourenço manifesta vontade de Angola integrar a Francofonia

O Presidente angolano manifestou em Paris, depois do almoço com o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, a vontade de Angola entrar para Organização Internacional da Francofonia, como forma, também, de estreitar as relações entre os dois países.

"Reafirmar aqui a vontade de Angola em estreitarmos cada vez mais as nossas relações. Daí o facto de termos manifestado também o interesse em sermos membros, de alguma forma - ou como observadores ou membros de pleno direito - da Organização Internacional da Francofonia, pelo importante papel que esta organização joga no mundo, mas muito em particular no nosso continente em África", afirmou João Lourenço, em conferência de imprensa.

Joao Lourenço recebido no palácio do Eliseu
please wait

No media source currently available

0:00 0:00:59 0:00

Por seu lado, Macron agradeceu a Lourenço o facto de ter escolhido a França como o primeiro país a visitar na Europa e mostrou “muito sensível" quanto à vontade de integrar a Francofonia.

"Quero agradecer por ter decidido ter um papel acrescido na francofonia - você percebe perfeitamente francês - e espero que, no âmbito das ambições para a francofonia que temos todos, o seu país possa ter o seu lugar pleno", acrescentou Emmanuel Macron.

Os dois governos assinaram acordos de cooperação no domínio da Defesa, da Agricultura, da Economia e da formação de quadros.

Antes, João Lourenço visitou a sede da Unesco, tendo, na altura, adirectora-geral, Audrey Azoulay, referido "a muito boa cooperação com Angola".

Azoulay sublinhou que a escolha da UNESCO como primeira etapa da visita bilateral, para ela,"é um sinal visível da importância que o presidente angolano dá a esta instituição".

João Lourenço visita a UNESCO
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:21 0:00

Ainda nesta segunda-feira, o Presidente angolano desloca-se àAssembleia Francesa, onde vai ser recebido pelo presidente, François de Rugy.

Depois, antes de ir Movimento das Empresas de França, onde haverá um encontro com cerca de 80 empresários franceses e 20 angolanos.

Na ocasião, está prevista a assinatura de acordos entre as petrolíferas Sonangol e Total.

Amanhã, João Lourenço visita as fábricas da ATR e da Airbus em Toulouse e com uma representação da comunidade angolana residente em França.

Na quarta-feira, o Chefe de Estado angolano segue para Bruxelas.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG