Links de Acesso

Presidente de Angola anuncia para breve cessar-fogo no Sudão do Sul


José Eduardo dos Santos, Presidente de Angola
José Eduardo dos Santos, Presidente de Angola

Anúncio foi feito após Santos assumir a presidência da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos

O Presidente angolano José Eduardo dos Santos anunciou hoje em Luanda que as partes beligerantes no Sudão do Sul vão assinar brevemente um acordo de cessar-fogo, mas reconheceu que a situação naquele país é "complicada".

Falando já como presidente em exercício da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), na conferência de imprensa que marcou o final da V cimeira da organização, José Eduardo dos Santos disse que tem informações que apontam para uma rápida resolução do conflito.

"As informações que temos é que foi possível juntar as duas partes através de uma mediação da União Africana e agora, se não assinaram ainda, deverão assinar brevemente um acordo de cessar-fogo para se iniciar então o processo de reconciliação nacional", disse José Eduardo dos Santos.

Segundo as Nações Unidas, cerca de 400 mil civis fugiram das suas casas no último mês, no Sudão do Sul.

O conflito está a afectar as rotas de abastecimento, a deslocar os comerciantes e a provocar um aumento dos preços dos alimentos e dos combustíveis, além de ter levado à rutura dos mercados locais, que são cruciais para as populações dependentes da agricultura e das pescas.

Sobre a questão dos deslocados, José Eduardo dos Santos apelou ao envio de ajuda humanitária.

A V cimeira de chefes de Estado e de Governo da CIRGL realizou-se hoje em Luanda e marcou a transmissão da presidência do Uganda para a Angola, para um mandato de dois anos.

A próxima cimeira foi marcada para o dia 15 de dezembro de 2015.

Criada em 1994, a CIRGL integra, além de Angola, o Burundi, República Centro Africana, República do Congo, República Democrática do Congo, Quénia, Uganda, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia.
XS
SM
MD
LG