Links de Acesso

Presidente da Comissão Eleitoral garante condições para legislativas em Cabo Verde


A presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Cabo Verde garante estarem asseguradas as as condiçoes necessárias para as legislativas de 20 de Março.

Maria do Rosário Pereira disse à VOA que as estruturas vão se consolidando, o que permite um maior afinamento para que o processo decorra sem problemas de maior.

Do orçamento elaborado a CNE já recebeu cerca de cinquenta por cento de financiamento, estando a outra parte segundo a responsavel, prestes a ser disponibilizada.

Apesar de não avançar os números globais de eleitores recenseados, já que o processo está em fase de conclusão, Pereira adiantou que de Maio a Janeiro, registaram-se 27 mil 563 novos registos.

A responsável da CNE ressalva que na fase inicial houve uma afluênica branda aos postos de recenseamento, mas já ponta final registou-se uma grande movimentação, sobretudo de jovens que antes colocam alguma resistência em se recensearem.

Os partidos da oposição teceram algumas criticas sobre a forma como o processo de recenseamento decorreu, tendo o MpD e a Ucid criticado a escolha dos delegados da Comissão.

A presidente da CNE esclarece, no entanto, que o processo decorreu dentro da normalidade, no estrito cumprimento do exposto no código eleitoral, “tendo ouvido todos os partidos apesar de a posição deles não ser vinculativa”.

Apesar de não possuir poderes de hierarquia sobre a Direcção Geral de Apoio ao Processo eleitoral, Maria do Rosario Pereira afirma que a CNE tem uma forte relação de parceria com aquela estrutura, visando o bom positivo dos actos eleitorais

As eleições legislativas estão marcadas para 20 de Março, enquanto as autárquicas devem acontecer em Setembro e as presidenciais em Novembro do corrente ano.

XS
SM
MD
LG