Links de Acesso

Presidente chinês ameaça usar a força para recuperar Taiwan


Xi Junping

"A independência de Taiwan levará apenas a um beco sem saída", adverte Xi.

O Presidente chinês, Xi Jinping, disse nesta quarta-feira, 2, que Taiwan será reunificada à China e reiterou que Pequim poderá usar a força para recuperar a ilha.

Taiwan e a China têm sido governados separadamente desde 1949, com o fim da guerra civil chinesa e a ascensão dos comunistas ao controlo da área continental do país.

Porém, Pequim considera a ilha como uma da suas províncias e ameaça intervir em caso de proclamação formal da independência em Taiwan ou intervenção externa, nomeadamente dos Estados Unidos, o principal apoio militar à ilha.

Pequim "reserva-se à opção de tomar todas as medidas necessárias" contra as "forças externas" que interfiram na reunificação pacífica e contra as actividades separatistas de Taiwan, advertiu o Presidente chinês em discurso no Palácio do Povo, em Pequim.

O discurso aconteceu pelo 40º aniversário de uma mensagem enviada a Taiwan, em 1979.

As autoridades chinesas veem a ilha como uma da suas províncias e pedem uma "reunificação" de ambos os lados do estreito.

Já Taiwan considera-se um Estado soberano, com sua própria moeda e sistemas político e judicial, mas nunca declarou a independência formalmente.

Apesar da melhora das relações entre a ilha e o continente nos últimos 40 anos, Pequim continuou a ameaçaar recorrer à força para restabelecer sua soberania, caso Taiwan a proclame formalmente, ou em caso de intervenção externa.

"A independência de Taiwan levará apenas a um beco sem saída", advertiu Xi.

Pequim se opõe, particularmente, à actual presidente de Taiwan, Tsai Ingwen, primeira mulher a ocupar o cargo.

Desde a sua chegada ao poder, em 2016, ela se nega a reconhecer o princípio de unidade entre a ilha e a China.

Alguns membros do Partido Democrático Progressista (PDP), o partido de Tsai, pedem a independência formal da ilha, cujo nome oficial continua sendo República da China.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG