Links de Acesso

“Ponta Gea” de João Paulo Borges Coelho sai hoje

  • Amâncio Miguel

Ponta Gea, de João Paulo Borges Coelho

Com “As Visitas do Dr. Valdez “, Coelho ganhou o Prémio José Craveirinha – 2006, o mais importante da literatura moçambicana.

O escritor moçambicano João Paulo Borges Coelho lança, esta tarde, no Camões-Centro Cultural Português, em Maputo, o livro “Ponta Gea”.

Uma nota da editora Ndjira diz que o livro, que será apresentado pelo jornalista Fernando Lima, é “sobre a infância, e o título provém do nome de um bairro da cidade da Beira, erigido em ‘zona de origem’ do autor”

A nota detalha que “Ponta Gea” tem quinze textos “que se entrecruzam e sugerem uma sequência cronológica, mas que também podem ser lidos isoladamente, não se trata de um livro de memórias da infância, mas de um exercício de ficção”.

Tais textos, sublinha a nota, “apoiam-se em factos do acontecido e recuperam figuras e acontecimentos que o tempo foi desgastando”.

João Paulo Borges Coelho é autor entre outros, de “As Duas Sombras do Rio “, “O Olho de Hertzog” e “As Visitas do Dr. Valdez “. Com o último ganhou o Prémio José Craveirinha – 2006, o mais importante da literatura moçambicana.

Nascido no Porto, Portugal, em 1955, João Paulo Borges Coelho, cresceu na cidade de Beira, onde fez o ensino secundário. É doutorado pela Universidade de Bradford (Reino Unido).

Coelho é professor catedrático de história na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG