Links de Acesso

Polícia dispara balas de borracha contra grevistas na África do Sul


A polícia sul-africana disse ter usado granadas ensurdecedoras e balas de borracha para dispersar cerca de três mil grevistas "violentos" que bloqueavam uma estrada de acesso a uma mina de platina da empresa líder do sector, Amplats, no norte do país.

Os mineiros tinham "armas perigosas como canas tradicionais e bastões, bloqueando a estrada e ameaçando desalojar os trabalhadores que não estavam a fazer greve da mina", perto de Rustenburg, indicou a polícia num comunicado.

Cerca de 80 mil trabalhadores das minas de platina entraram na sua segunda semana de greve, exigindo um aumento dos salários dos atuais 400 dólares por mês para os 1100 dólares, Pelo menos 9% dos mineiros estão dispostos a lutar até conseguirem que as suas exigências sejam ouvidas.

A polícia terá tentado negociar com os membros do sindicato Amcu para lhes lembrar as regras a respeitar durante a greve, nomeadamente o acesso livre ao local de trabalho por aqueles que não estão a fazer greve. Mas acabou por ser obrigada a dispersar os manifestantes, que ameaçavam os agentes com pedras. Pelos menos duas pessoas foram detidas e deverão responder na justiça por violência pública.
XS
SM
MD
LG