Links de Acesso

Polícia desaconselha espectáculo na ponta da Restinga

  • João Marcos

Polícia recomenda outro palco para os Kassav

Espectáculo organizado pela mesma empresa em 2016 deixou oito mortos e vários feridos

A Polícia Nacional desaconselha a ponta da Restinga, no Lobito, província de Benguela, para o festival de música da ‘’LS Republicano’’, a empresa promotora do trágico espectáculo realizado no Estádio do Nacional, soube a VOA de fonte da corporação.

Com as oito mortes e os vários feridos registados em 2016 presentes na memória dos cidadãos, o Comando Provincial sugere um outro palco para receber o conceituado grupo antilhano os Kassav.

Um oficial superior do Comando Provincial de Benguela revelou, em anonimato, que os conselhos da Polícia Nacional esbarram nos interesses económicos da organização e da própria Administração do Lobito, que até já veio a público garantir condições de segurança.

O apelo, segundo a mesma fonte, não decorre da falta de agentes da ordem, contrariamente ao que se possa imaginar, mas do facto de o risco estar à espreita num local que vai albergar milhares de espectadores.

Algo, aliás, a que já se tinha referido o activista cívico Chipilika Eduardo.

“Praia mais folia é sempre preocupante, na medida em que as pessoas, num estado de euforia, podem ir para o mar. Não conhecemos os meandros da organização, mas não deixa de ser preocupante’’, apela Eduardo.

Confrontado com a posição da Polícia, o jurista Viriato Nelson salienta que um conselho pode ou não ser acatado, mas lembra as responsabilidades de quem organiza o festival de música.

“Um conselho é só um conselho, embora bem-vindo, mas não é vinculativo. Pode ser acatado ou não, mas cabe à organização garantir dignidade aos assistentes, até porque, conhecendo-se os riscos, terá de assumir qualquer tipo de falha’’, refere o jurista.

A VOA sabe que o Ministério Público está a ultimar aspectos relativos ao inquérito instaurado às mortes ocorridas no Estádio do Nacional em Outubro do ano passado.

A ‘’LS Republicano’’, empresa do jovem Nino, em muitas ocasiões patrocinada pelo empresário Bento Kangamba, continua a optar pelo silêncio.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG