Links de Acesso

Polícia da África Austral lança "Operação Basadi" para travar a violência contra a mulher


Lurdes Mabunda, Polícia, Moçambique
Lurdes Mabunda, Polícia, Moçambique

Em Moçambique, a "Operação Basadi" surge numa altura em que dados oficiais indicam que o número de casos de violência doméstica aumentou.

Chama-se Basadi. Em tswana, quer dizer ”mulher”. É uma operação que visa prevenir e combater a violência contra a mulher e criança na África Austral.

A operação Basadi está desde esta quarta-feira, 23, a decorrer em simultâneo em todos os países cujos Chefes de Polícia integram a SARPCCO.

Surge na sequência da décima nona reunião da SARPCCO, a Organização de Cooperação Regional dos Chefes de Polícia da África Austral, realizada na Namíbia, em 2014.

Nesse encontro, ficou decidido que, todos os anos, entre 22 e 24 de Novembro, deve ser levada a cabo, em todos os países membros da SARPCCO, uma operação na qual se mobilizam mais efectivos femininos da Polícia e os agentes se façam à rua para sensibilizar mais as comunidades.

Em Moçambique, a operação Basadi surge numa altura em que dados oficiais indicam que o número de casos de violência doméstica, violência contra a criança e os idosos aumentou.

De Janeiro a Setembro deste ano, o país registou mais de 20 mil casos, o que representa um crescimento de cerca de 5 por cento, em comparação a igual período do ano passado.

Acompanhe a entrevista com Lurdes Mabunda, Chefe do Departamento de Atendimento à Família e Menores Vítimas de Violência, no Comando-Geral da Polícia:

Polícia da África austral procura combater a violência contra a mulher
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:40 0:00

XS
SM
MD
LG