Links de Acesso

Polícia investiga esfaqueamento de Salman Rushdie


 Salman Rushdie
Salman Rushdie

Salman Rushdie permanece hospitalizado, neste sábado (13), depois de sofrer ferimentos graves num ataque com faca, que as autoridades investigam.

Rushdie, de 75 anos, sofreu danos no fígado, num braço e olho, e estava ligado a um ventilador, disse o seu agente Andrew Wylie, na noite de sexta-feira.

Rushdie pode perder o olho ferido.

A polícia identificou o suspeito como Hadi Matar, de 24 anos de idade, que foi preso, após o ataque na Chautauqua Institution, um centro de educação e retiro sem fins lucrativos, onde Rushdie deveria falar.

Matar, de Fairview, Nova Jérsia, nasceu nos Estados Unidos de pais libaneses, que emigraram de Yaroun, uma vila fronteiriça no sul, disse o prefeito Ali Tehfe à Associated Press.

O romance de Rushdie “Os Versículos Satânicos” atraiu ameaças de morte após a publicação em 1988. Foi considerado uma blasfémia por muitos muçulmanos, que viam um personagem como um insulto ao profeta Maomé, entre outras objecções.

O livro foi proibido no Irão, onde o falecido líder Grande Aiatolá Ruhollah Khomeini emitiu uma fatwa em 1989, ou édito, pedindo a morte de Rushdie.

A polícia disse que o motivo do ataque de sexta-feira não estava claro.

Matar nasceu uma década depois da publicação de “Os Versículos Satânicos”.

Os investigadores procuram determinar se o assaltante agiu sozinho.

O governo teocrático do Irã e sua imprensa estatal não atribuíram nenhuma justificação para o ataque. Em Teerão, alguns iranianos entrevistados pela AP elogiaram o ataque a um escritor que acreditam ter manchado a fé islâmica, enquanto outros temem que isso isole ainda mais o país.

XS
SM
MD
LG