Links de Acesso

Escritor Salman Rushdie atacado com faca em Nova Iorque


Escritor Salman Rushdie a ser assstido depois de ter sido alvo de um ataque na Chautauqua Institution, em Nova Iorque, Estados Unidos, 12 Agosto 2022
Escritor Salman Rushdie a ser assstido depois de ter sido alvo de um ataque na Chautauqua Institution, em Nova Iorque, Estados Unidos, 12 Agosto 2022

Ele foi alvo de socos e esfaqueamento quando se prepara para dar uma palestra

O escritor de origem indiana mas naturalizado inglês Salman Rushdie foi atacado nesta sexta-feira, 12, quando se preparava para dar uma palestra em Chautauqua Institution, no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Rushdie tem sido alvo da ira e ameaças do Irão e de muçulmanos radicais desde que publicou em 1988 a obra "Versos satânios"

Testemunhas dizem que um homem correu para o palco, deu um e esfaqueou Rushdie, que terá sido atendido no local.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra pessoas a correrem em direcção ao escritor para o atender.

O agressor foi detido, mas não há informações sobre a sua identidade nem o estado de saúde do escritor.

Desde 1988, quando publicou “Versos satânicos”, Salman Rushdie foi ameaçado de morte pelo Irão e muitos muçulmanos que consideram o livro uma blasfémia.

Um ano depois a publicação da obra, o falecido líder do Irão, o aiatolá Ruhollah Khomeini, emitiu uma fatwa, ou decreto a pedir a morte de Rushdie.

Desde então, foi oferecida uma recompensa de mais de três milhões de dólares a quem conseguisse matar o autor.
O escritor só viria a viver num estado de alguma normalidade quando o Irão anunciou, em 1998, que não incentivaria mais o cumprimento do decreto religioso que o condenava à morte.

XS
SM
MD
LG