Links de Acesso

Polícia angolana detém soba na Lunda Norte que foi baleado e teve bens roubados em Cafunfo


Mwakapenda Kamulemba, autoridade tradicional, Lunda Norte, Angola
Mwakapenda Kamulemba, autoridade tradicional, Lunda Norte, Angola

Secretário do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe diz que Mwakapenda Kamulemba foi detido sem qualquer mandado de captura

A Polícia Nacional (PN) de Angola deteve na manhã desta quinta-feira, 25, o soba Muanangana Kapenda Kamulemba, integrante do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, na província da Lunda Norte.

Lider tradicional da Lunda Norte foi preso – 2:45
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:45 0:00


A notícia foi avançada à VOA pelo secretário da organização, Fiel Bwaco que denunciou o que considera um total desrespeito à autoridade tradicional.

Ele foi detido, diz Bwaco, “quando saía de uma das suas residências para outra, sem ter cometido crime e sem mandado de captura da PGR”.

“Isso me admira, não só pelo trabalho que a organização não governamental “UFOLO” de Rafael Marques fez nas Lundas, visando trazer confiança e tranquilidade, mas também pela mensagem de esperança de uma nova era deixada pelo ministro de Administração do Território que fica sem sentido com estas perseguições”, acrescentou aquele activista que volta a apelar pela protecção.

“Deixo um apelo à sociedade civil, à comunidade internacional, aos bispos católicos para que nos ajudem, aconselhem o Governo angolano, não pode nos tratar desta forma como se fôssemos animais, embora quer nos domesticar como o MPLA quer, mas também fomos criados por Deus”, afirmou Fiel Bwaco.

Vinte e quatro horas antes da sua detenção, o soba Muanangana Kapenda Kamulemba, membro influente do reino dos tchokwes Muatchissengue Watembo, do Itengo, disse à VOA que ele foi atingido por uma bala na véspera da manifestação de 30 de Janeiro em Cafunfo.

"No dia 29 de Janeiro, foram à minha casa, roubaram-me tudo, tiraram 3.800 dólares no bolso do meu casaco e mil kwanzas, me atingiram com uma bala, depois foi uma festa. Estavam todos a civil mas armados”, contou Mwakapenda.

A VOA não conseguiu falar com a polícia.

XS
SM
MD
LG