Links de Acesso

PGR acusa Michel Temer de liderar associação criminosa


Michel Temer acusado pela segunda vez
Michel Temer acusado pela segunda vez

Rodrigo Janot denuncia núcleo duro do PMDB de corrupção e obstrução da justiça

O Procurador-Geral da República (PGR) do Brasil, Rodrigo Janot, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira, 14, uma nova acusação contra o Presidente Michel Temer, desta vez pelos crimes de obstrução à Justiça e organização criminosa.

O STF somente poderá analisar a acusação contra Temer se a Câmara dos Deputados autorizar.

Em Agosto, a Câmara dos Deputados, rejeitou a primeira acusação de Janot contra Temer, por corrupção passiva.

Outras oito pessoas são alvos das mesmas acusações, sendo dois ministros, dois ex-ministros, dois ex-deputados, um empresário e um executivo.

De acordo com o PGR, os políticos acusados, todos do PMDB, arrecadaram mais de 587 milhões de reais (cerca de 195 milhões de dólares em luvas.

O empresário Joesley Batista, um dos donos do grupo J&F, e o executivo Ricardo Saud, ambos delatores da Operação Lava Jato, estão entre os acusados, mas somente pelo crime de obstrução de Justiça.

Rodrigo Janot, Procurador-Geral do Brasil
Rodrigo Janot, Procurador-Geral do Brasil

Além de Temer, Joesley e Saud, também foram acusados Eliseu Padilha, ministro da Casa Civil, Moreira Franco, ministro da Secretaria-Geral, Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, ex-deputado e antigo ministro, Gedeel Lima, ex-ministro, Rogrigo Rocha Loures e ex-deputado e amigo assessor de Temer.

Organização criminosa

Na acusação, Rodrigo Janot acusa o Presidente brasileiro de liderar a suposta organização criminosa.

De acordo com a acusação, os integrantes do suposto esquema receberam valores de luvas que, somados, superam 587,1 milhões de reais (cerca de 195 milhões e dólares) , arrecadados de empresas e órgãos públicos, entre os quais Petrobras, Furnas, Caixa Económica Federal, Ministério da Integração Nacional, Ministério da Agricultura, Secretaria de Aviação Civil e Câmara dos Deputados.

Rodrigo Janot afirmou que “diversos elementos de prova” apontam que Michel Temer tinha o “papel central” na suposta organização criminosa.

O PGR relata que, “ao entrar na base do Governo Lula, ele mapeou, de pronto, as oportunidades na Petrobras”.

Janot reproduz trecho da confissão do ex-director da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró para ilustrar a suposta ascendência de Temer na apontada organização criminosa.

“[...] em 2006 já havia a perspectiva de negócios grandes na Directoria Internacional [da Petrobras], o que certamente já era do conhecimento do PMDB”, diz trecho da acusação, referindo-se ao depoimento de Cerveró.

A peça de acusação destaca que Temer, Henrique Alves e Eduardo Cunha eram os responsáveis pela obtenção de espaços para o grupo político junto ao governo do PT.

Segundo Janot, o poderio desse grupo vinha da influência que eles detinham sobre a bancada do PMDB na Câmara dos Deputados, “instrumentalizando-a para criar as condições necessárias ao bom posicionamento da organização criminosa".

"A questão central aqui, que torna a conduta dos denunciados ilícita, é diversa. No caso em tela, no lugar de negociações políticas, temos negociatas ilícitas nas quais a moeda de troca não era simplesmente divisão de poder para governar, mas sim a compra de apoio político com a utilização de dinheiro público", diz o texto.

Obstrução de justiça

Na parte sobre obstrução às investigações, Janot afirma que os resultados da Lava Jato geraram "preocupação" nos integrantes da organização criminosa, "em especial pertencentes ao núcleo político e económico do grupo do chamado 'PMDB da Câmara dos Deputados'."

O "temor", diz Janot, fez com que a organização criminosa elaborasse "vários planos e acções para obstrução" da Java Jato, com utilização "desvirtuada" das funções e prerrogativas do Poder Legislativo, assim como "cooptação e tentativa de cooptação de membros do Poder Judiciário".

Segunda acusação contra Temer

Esta é a segunda acusação formal de Rodrigo Janot contra Temer.

Na primeira, apresentada em Junho, o Presidente foi acusado do crime de corrupção passiva, mas a Câmara rejeitou a continuidade do processo para o STF.

Assim como na primeira denúncia, como o alvo é o presidente da República, a Constituição determina que o andamento do processo no Supremo Tribunal Federal (STF) depende de autorização de pelo menos 342 dos 513 deputados federais.

Temer defende e diz que são acusações absurdas

A Presidência da República reagiu à notícia numa nota dizendo que a acusação está "recheada de absurdos".

Para a assessoria do Presidente, Rodrigo Janot, "continua sua marcha irresponsável".

Fontes do Palácio do Planalto informaram que Michel Temer avalia fazer um pronunciamento nesta sexta-feira, 15, para comentar o assunto.

XS
SM
MD
LG