Links de Acesso

Pela primeira vez afro-americano comanda força aérea dos Estados Unidos


Gen. Charles Brown

Pela primeira vez na história dos Estados Unidos um afro-americano comanda um dos ramos das suas forças armadas.

Trata-se do general Charles Brown que esta semana foi confirmado pelo Senado como comandante da Força Aérea dos Estados Unidos.

Brown era até agora comandante da força aérea no Pacifico onde comandava 46.000 militares.

As operações desse comando espalham-se por metade do mundo, incluindo as atividades da força aérea americana no Japão, Coreia, Havai, Alaska e Guam.

Antes de ocupar essa posição em 2018, o general Brown foi vice-comandante do Comando Central das Forças Armadas Americanas, onde chefiou a componente aérea e levou a cabo operações conra o Estado Islâmico no Iraque, Síria e Afeganistão.

Antes disso, foi diretor de operações, disuassão estratégica e integração nuclear da força aérea americana na Europa e África com base na Alemanha.

Como piloto da força aérea americana, Brown somou um total de 2.900 horas de voo, incluindo 130 horas de combate.

Ao falar durante a audiência no Senado nesta semana para a sua confirmação, Brown disse estar a “pensar nas imensas expetativas que vêm com esta nomeação histórica, particularmente à luz dos atuais acontecimentos que afetam a nossa nação”, acrescentando estar consciente que o cargo que vai ocupar é “um fardo pesado”.

“Não posso remediar séculos de racismo no nosso país, nem posso corrigir década de discriminação que poderão ter tido um impacto em membros da nossa força aérea”, disse o general Brown, quem disse estar "a pensar em como posso fazer melhorias”.

Brown foi aprovado para o cargo por 98 votos a favor e nenhum contra.

O Presidente Donald Trump, que nomeou Brown para o cargo, saudou a sua nomeação como “num dia histórico para a América” e descreveu o general como “um patriota e um grande líder”.

Embora Brown seja o primeiro afro-americano a comandar um ramos das forças armadas americanas, um outro afro-americano, o general Colin Powell foi Chefe de Estado Conjunto das Forças Armadas americanas entre 1989 e 1993.

Outro general afro-americano, Michael Garret, lidera o comando das forças do exército, abaixo de chefe de estado maior do exército

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG