Links de Acesso

Paul Ryan não concorre a mais um mandado no Congresso americano


Paul Ryan deixa o Congresso após 20 anos
Paul Ryan deixa o Congresso após 20 anos

Líder dos republicanos quer passar mais tempo com a família

O presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, o republicano Paul Ryan, revelou nesta quarta-feira, 11, que não se recandidata a mais um mandato na eleição de Novembro e que deixará o cargo em Janeiro de 2019.

Em conferência de imprensa, Ryan disse que colocou todo o seu empenho durante duas décadas no cargo de congressista e que não se arrepende de ter assumido essa responsabilidade.

Ryan, segundo na linha de sucessão à presidência americana, afirmou que continuará no cargo durante as legislativas de Novembro, em que os republicanos podem perder a maioria do Congresso.

“Este ano será meu último como membro da Câmara”, declarou em coletiva de imprensa.

O legislador de Wisconsin aceitou com alguma relutância a liderança da Câmara em 2015 e nunca apoiou completamente o actual presidente americano, seu correligionário Donald Trump.

Trump e Schumer dizem que "é um homem bom"

Mas afirmou que a sua decisão de não concorrer é motivada pelo desejo de passar mais tempo com sua família e não pela turbulência na Casa Branca.

“O que eu percebo é que, se ficar aqui por um outro período, meus filhos só terão um pai de final de semana, eu não posso deixar isso acontecer”, disse ele.

Trump elogiou Ryan como “um homem realmente bom”.

“Embora ele não vai concorrer, deixará um legado de realizações que ninguém pode questionar, estamos com você, Paul!”, disse Trump no Twitter.

Chuck Schumer, líder dos democratas no Senado, elogiou Paul Ryan, a quem descreveu como “um bom homem que é sempre fiel à sua palavra”.

Observadores consideram que a saída de Ryan pode complicar os esforços do Partido Republicano para manter a liderança da Câmara dos Deputados em Novembro, quando os candidatos podem ser atingidos pela impopularidade do Presidente Donald Trump.

Ryan rejeitou, no entanto, a ideia de que a saída dele pode afectar o Partido Republicano na eleição intercalar de Novembro.

XS
SM
MD
LG