Links de Acesso

Passageiros do submersível Titan estão mortos, confirmam a empresa e a Guarda Costeira dos EUA


Passageiros do submersível Titan
Passageiros do submersível Titan

Guarda Costeira dos EUA diz ter havido uma implosão.

Os cinco passageiros do submersível Titan procurado desde domingo, no Atlântico Norte, perto dos destroços do Titanic, estão mortos, anunciou a empresa em comunicado nesta quinta-feira, 22.

"Agora acreditamos que nosso chefe Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet estão tristemente mortos", disse a OceanGate.

A nota acrescenta que "esses homens eram verdadeiros exploradores, que tinham um espírito aventureiro e uma paixão pela exploração e protecção dos oceanos do mundo" e ante a morte deles a OcenaGate reitera "nossos sentimentos estão com os cinco espíritos e todos os membros das famílias deles nesse momento trágico".

"Nós lamentamos a perda de vida e a alegria que eles trouxeram a todos que eles conheceram", conclui a nota.

Ao mesmo tempo, a Guarda Costeira dos Estados Unidos informou que os destroços mostraram que a máquina sofreu uma "implosão catastrófica".

As equipas de resgate estimam que os passageiros a bordo do Titan poderiam ficar sem oxigénio no início da manhã de hoje.

A Guarda Costeira revelou que os destroços do submersível foram encontrados a cerca de 500 metros da proa do Titanic, enquanto os destroços do navio ficam a 3.00 metros da superfície.

Em conferência de imprensa, o porta-voz da Guarda Costeira disse ter havido uma "implosão catastrófica" porque os destroços mostram que a cabine que protegia as pessoas da pressão do mar foi perdida.

"Com essa determinação, notificamos imediatamente as famílias", disse o contra-almirante John Mauger a repórteres em Boston.

“Em nome da Guarda Costeira dos Estados Unidos e de todo o comando unificado, ofereço minhas mais profundas condolências às famílias”, concluiu.

A expedição começou em Newsfoundland, no Canadá, no dia 16, mas a descida em direcção ao Titanic aconteceu no domingo, 18.

A viagem até perto dos destroços do Titanic devia durar cerca de duas horas,mas o Titan perdeu comunicação com o controlo após 1 hora e 45 minutos de viagem.

Fórum

XS
SM
MD
LG