Links de Acesso

Papa pede aos líderes católicos que escutem "o grito das crianças que pedem justiça"


Francisco reúne 200 líderes para debater abusos sexuais
Francisco reúne 200 líderes para debater abusos sexuais

O Papa Francisco pediu nesta quinta-feira, 21, aos líderes da Igreja Católica que adoptem "medidas concretas" para combater a pedofilia, ao abrir a cimeira sobre protecção de crianças e abusos sexuais no Vaticano sobre o tema que abala a Igreja.

"Escutemos o grito das crianças que pedem justiça", clamou Francisco frente 200 cardeais, arcebispos, bispos e superiores religiosos reunidos no Vaticano de hoje a domingo, e desafiou-os a encarar a "praga dos abusos sexuais" cometidos por membros da Igreja.

Francisco lembrou que pesa a responsabilidade pastoral e eclesial que obriga os líderes católicos a discutir em conjunto, de maneira sinodal, de forma sincera e profunda sobre "a forma de enfrentar esse mal que aflige a Igreja e a humanidade".

O líder do Vaticano anunciou que será entregue aos participantes "uma linha guia" para ajudar a reflectir, sendo esta apenas um ponto de partida das discussões.

Sobreviventes querem justiça
Sobreviventes querem justiça

Longo combate

Esta é a primeira vez na história que os líderes católicos reúnem-se a pedido do Papa para debater a pedofilia, crime que minou a credibilidade da instituição em todos os continentes e que foi acobertado e negado durante décadas.

No Vaticano, o dia começou com um momento de oração, seguido por um vídeo com depoimentos de vítimas e as palavras de introdução de Francisco, que viu o seu pontificado ofuscado pela multiplicação de denúncias, principalmente, nos Estados Unidos, Chile, Austrália e Espanha.

Desde que explodiram os primeiros escândalos há 35 anos, a hierarquia da Igreja Católica adoptou uma série de medidas preventivas, aprovou leis, pediu desculpas e anunciou condenações, mas sem conseguir acabar com o que é conhecido como "cultura do encobrimento", ou seja, o silêncio.

As leis canónicas reconhecem um vínculo teológico, como o que existe com o pai, entre o bispo e seus padres, o que representa um aspecto muito difícil de mudar.

Na cimeira, o tema da prestação de contas será abordado na sexta-feira, enquanto o sábado ficará concentrado na transparência, com o Papa a encerrar a cimeira no domingo, 24, com um discurso aguardado com muita expectativa.

XS
SM
MD
LG