Links de Acesso

Chris Rock fez piada com diversidade nos Oscars 2016


Chris Rock apresentou a 88ª edição dos Oscars no Dolby Theatre em Los Angeles, Fev. 28, 2016.
Chris Rock apresentou a 88ª edição dos Oscars no Dolby Theatre em Los Angeles, Fev. 28, 2016.

"Spotlight," filme sobre reportagem de investigação do Boston Globe, que revela o abuso sexual de crianças por padres católicos, foi o Melhor Filme do ano

As maiores estrelas de Hollywood desfilaram pela passadeira vermelha mais famosa do mundo, neste Domingo, 28, para assistirem à 88ª cerimónia de entrega de prémios da Academia de Hollywood.

Meses antes do grande dia, os Oscars estiveram envoltos numa controvérsia, devido ao que muitas figuras consideraram "falta de diversidade" nas nomeações - em dois consecutivos, apenas actores e actrizes brancos foram nomeados para as principais categorias: melhor actor e melhor actriz, melhor actor secundário e melhor actriz secundária.

A controvérsia começou quando Jada Pinckett Smith, mulher de Will Smith, e Spike Lee levantaram a sua voz para um boicote aos Oscars por falta de diversidade, publicando na media social afirmações com a hashtag #OscarsSoWhite (Oscarstaobrancos).

O conhecido comediante Chris Rock apresentou o evento e abriu em grande com piadas cáusticas sobre essa controvérsia.

"Estou aqui nos Prémios da Academia, também conhecidos por Prémios das Escolhas das pessoas brancas. Vocês têm noção de que se eles nomeassem os apresentadores eu não conseguiria este trabalho. Vocês estariam a ver agora o Neal Patrick Harris."

Harris, que é branco, apresentou o evento no ano passado. A última vez que um negro apresentou os Oscars foi em 2005 e foi o próprio Chris Rock.

O comediante de 51 anos deixou fortes mensagens durante o seu monólogo de abertura.

"Nós queremos oportunidades", disse Rock. "Queremos que actores negros tenham as mesmas oportunidades, só isso", disse roubando fortes aplaudos da plateia.

Melhor filme

"Spotlight," um filme sobre uma reportagem de investigação do jornal Boston Globe, vencedora inclusive de um prémio Pulitzer, que revela o abuso sexual de crianças por padres católicos.

VEJA: Que filmes concorriam com "Spotlight"

As nomeações aos Oscar já foram anunciadas
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:31 0:00


Melhor Actor num papel principal

O grande favorito era Leonardo DiCaprio e finalmente o actor ganhou o Oscar para Melhor Actor pelo seu papel "The Revenant". No seu discurso ele agradeceu ao seu colega Tom Hardy e ao realizador Alejandro Iñárritu e apelou a todos que olhem para o perigo das alterações climáticas.

"Não devemos tomar o planeta como garantido. Eu não tomos esta noite como garantida", disse DiCaprio, um ambientalista de há já algum tempo.

Melhor Actriz num papel principal

Brie Larson ganhou prémio Melhor Actriz pelo seu papel em "Quarto".

Melhor Realizador

Alejandro G. Iñárritu foi o melhor realizador deste ano pelo filme "The Revenant", que foi também um dos filmes com mais nomeações.
"Eu tenho muita sorte em estar aqui esta noite, mas infelizmente muitos outros não têm a mesma sorte", disse Iñárritu ao receber o prémio e referindo-se à controvérsia da diversidade.

Alejandro G. Inarritu recebe o Oscar para Melhor Realizador com “The Revenant”
Alejandro G. Inarritu recebe o Oscar para Melhor Realizador com “The Revenant”

Melhor Música Original

Jimmy Napes e Sam Smith ganharam o Oscar para Melhor Música Original com "Writing's on The Wall" do filme "007 Spectre".

"Eu estou aqui hoje como um orgulhoso homem gay", disse Smith, dedicando o seu prémio à comunidade Lésbica Gay Bissexual Transexual (LGBT)

Sam Smith, à direita, e Jimmy Napes chegam aos Oscars Fev. 28, 2016, Dolby Theatre em Los Angeles.
Sam Smith, à direita, e Jimmy Napes chegam aos Oscars Fev. 28, 2016, Dolby Theatre em Los Angeles.

Smith e Napes competiam com Lady Gaga, que, com Diane Warren, escreveu "Til It Happens to You". Uma música da banda sonora de "The Hunting Ground", um filme que expões crimes de violação em campus universitários americanos.

O Vice-Presidente americano Joe Biden surpreendeu toda a gente com a sua aparição, juntando-se à causa e pedindo às pessoas que intervenham em situações de violação sexual.

Melhor actor secundário

Nomeado pela primeira vez, Mark Rylance ganhou o prémio pelo seu papel em "A Ponte dos Espiões", no qual ele protagonizou um agente russo capturado nos Estados Unidos. No seu discurso ele elogiou Tom Hanks (protagonizou a personagem principal) e o realizador Steven Spielberg.

Melhor actriz secundária

A sueca de 27 anos, Alicia Vikander levou o Oscar para casa pelo seu papel em "A Rapariga Dinamarquesa" (The Danish Girl).

Alicia Vikander
Alicia Vikander

Mais premiados

"Mad Max: Estrada Furiosa" levou seis prémios: Melhor Guarda-roupa, Melhor Caracterização, Melhor Edição, Melhor Direcção Artística, Melhores Efeitos Sonoros, Melhor Mistura de Som.

Para o Chile foi o prémio de Melhor Curta-Metragem Animada pelo filme "Bear Story." Gabriel Osorio e Pato Escala receberam o prémio.

Chris Rock e meninas escuteiras nos Oscars Fev. 28, 2016, Dolby Theatre em Los Angeles.
Chris Rock e meninas escuteiras nos Oscars Fev. 28, 2016, Dolby Theatre em Los Angeles.

Uma estreia nos Oscars: Bolachas de Meninas Escuteiras

Um bocado fora do comum e com certeza uma estreia nos Oscars foi a presença de meninas escuteiras a vender bolachas.

As filhas de Chris Rock faziam parte do grupo e o pai alinhou pedindo a todos os famosos (e ricos) a contribuir comprando bolachinhas.

As meninas bateram o record de vendas deste ano!

Protestos

Enquanto a festa no Dolby Theatre em Los Angeles continuava, algumas dezenas de pessoas nas ruas de Nova Iorque manifestavam-se contra a falta de diversidade, envergando cartazes e gritando por igualdade.

VEJA: Os vencederos dos Oscars

Lista de vencedores nas principais categorias:

* "Mad Max: Estrada Furiosa" levou seis prémios: Melhor Guarda-roupa, Melhor Caracterização, Melhor Edição, Melhor Direcção Artística, Melhores Efeitos Sonoros, Melhor Mistura de Som

Melhor Filme - "Spotlight"
Melhor Realizador -
Alejandro G. Iñárritu "The Revenant"
Melhor Fotografia - "The Revenant"
Melhor Argumento Original - "Spotlight"
Melhor Actor - Leonardo DiCaprio "The Revenant"
Melhor Actriz - Brie Larson for "Quarto"
Melhor Actor Secundário - Mark Rylance "A Ponte dos Espiões"
Melhor Actriz Secundária - Alicia Vikander "A Rapariga Dinamarquesa"
Melhor Filme Estrangeiro - "Filho de Saul" - Hungary
Melhor Música Original - "Writing's on the Wall" from 007 Spectre - Jimmy Napes e Sam Smith

VEJA: Os estilos dos Oscars

XS
SM
MD
LG