Links de Acesso

Opositor russo volta a ser preso em Moscovo

  • Redacção VOA

Alexei Navalni

Ele preparava-se para liderar uma manifestação não autorizada

O conhecido opositor russo, Alexei Navalny, foi detido novamente nesta sexta-feira, 29, à porta da sua casa em Moscovo quando se preparar para liderar uma manifestação não autorizada em Níjni Novgorod, no oeste do país.

"Agentes do Ministério de Interior detiveram hoje em Moscovo Alexei Navalni devido às suas numerosas convocações para acções públicas não autorizadas", disse uma porta-voz no gabinete de imprensa das forças de ordem.

O advogado do Fundo para a Luta contra a Corrupção fundado por Navalny, Iván Zhdanov, declarou que "parece óbvio que a detenção tem relação com o acto de Níjni Novgorod".

Nas últimas semanas, as autoridades negaram a autorização à oposição extraparlamentar para organizar manifestações em Samara, Níjni Novgorod, Ufa, Krasnoyarsk e Krasnodar, entre outras cidades.

Navalny tem viajado pelo país em campanha para as eleições presidenciais de Março de 2018, apesar de estar inabilitado por ter antecedentes criminais.

Navalny cumpriu este ano duas penas de detenção administrativa por ter organizado no fim de Março e em Junho manifestações anticorrupção que reuniram milhares de pessoas em toda a Rússia, apesar da proibição das autoridades.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG