Links de Acesso

Opositor russo Alexei Navalny em estado grave com suspeita de envenenamento


Alexei Navalny e esposa, Yulia (dir), numa marcha em memória do opositor Boris Nemtsov, em Moscovo, 29 de fevereiro de 2020
Alexei Navalny e esposa, Yulia (dir), numa marcha em memória do opositor Boris Nemtsov, em Moscovo, 29 de fevereiro de 2020

O mais destacado líder da oposição russa Alexei Navalny foi internado nesta quinta-feira, 20, em estado grave num hospital na Sibéria, com suspeita de envenamento, depois de sentir-se mal durante um voo proveniente de Tomks.

A porta-voz do opositor ao Presidente Vladimir Putin, Kira Yarmysh, revelou que Navalny começou a transpirar e perdeu a consciência depois de ter ido à casa de banho, o que obrigou o avião a fazer uma aterragem de emergência em Omsk.

"Tenho certeza de que foi um envenenamento intencional", declarou Yarmysh à rádio Eco de Moscovo, acrescentando que ele "permanece inconsciente" e utiliza um respirador artificial.

Um dos responsáveis do hospital onde ele se encontra, Anatoliy Kalinichenko, afirmou que, embora o seu estado de saúde seja grave, encontra-se estável, de acordo com a Associated Press.

O médico não avançou qualquer causa devido a uma legislação que impede os profissionais de saúde de se pronunciarem sobre doentes, mas a porta-voz reitera que Alexei Navalny foi "envenenado com algo misturado no chá", que tomou no aeroporto.

"Foi a única coisa que ele bebeu durante a manhã e os médicos afirmam que o veneno foi absorvido rapidamente através do líquido quente", acrescentou Kira Yarmysh.

O diretor do Departamento Jurídico da fundação anticorrupção comandada por Alexei Navalny, Vyacheslav Gimadi, afirmou numa rede social que "não há dúvidas de que Navalny foi envenenado por sua posição e suas atividades políticas".

Ele anunciou que os advogados do opositor solicitaram uma investigação por tentativa de assassinato de pessoa pública.

Moscovo deseja melhoras

Entretanto, o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov, desejou hoje uma "recuperação rápida" a Alexei Navalny e lembrou ser necessário confirmar um envenenamento com testes de laboratório.

Ele admitiu que, caso Navalny o deseje, as autoridades russas ponderaríam que ele fosse tratado noutro país.

XS
SM
MD
LG