Links de Acesso

Oposição é contra a prisão preventiva do ex-ministro Manuel Chang


Manuel Chang,

José Manteigas, porta-voz da Renamo, diz que a Frelimo quer ilibar Manuel Chang.

A Comissão Permanente da Assembleia da República deliberou a favor do pedido do Tribunal Supremo no sentido de se aplicar a prisão preventiva ao deputado Manuel Chang, mas os partidos da oposição não concordam.

Aquela Comissão entendeu que o pedido do Supremo não era para o levantamento da imunidade do deputado Manuel Chang, mas a aplicação da medida de coacção máxima, neste caso a prisão preventiva.

A medida foi aprovada essencialmente pela Frelimo, que tem a maioria parlamentar, uma vez que as outras formações partidárias - Movimento Democrático de Moçambique (MDM) e Renamo - manifestaram-se desde o início contra.

O MDM não se fez presente ao encontro e a Renamo abandonou a sessão.

José Manteigas: "Não faz sentido solicitar a prisão preventiva de alguém que já está detido”
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:45 0:00

José Manteigas, porta-voz da Renamo, reafirma que o posicionamento do seu partido deve-se particularmente à falta de confiança no sistema de justiça do governo da Frelimo.

“A prisão preventiva só pode acontecer depois da retirada da imunidade do deputado (…) e não faz sentido solicitar a prisão preventiva de alguém que já está detido”, diz Manteigas.

A decisão da Comissão, diz Manteigas, é uma clara demonstração de que “a Frelimo quer ilibar Manuel Chang”.

Apenas os americanos podem garantir justiça, diz José Manteigas
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:23 0:00

Chang encontra-se detido numa cadeia de Joanesburgo, a pedido dos Estados Unidos, acusado de crimes financeiros ligados às "dívidas ocultas". Aguarda decisão de extradição.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG