Links de Acesso

“Se Manuel Chang regressar a Moçambique, nada mais será feito”, diz José Manteigas, da Renamo


Manuel Chang

E Jorge Matine, do Fórum de Monitoria de Orçamento, diz que, no caso Chang, os moçambicanos acreditam que a justiça só pode ser feita fora.

As autoridades moçambicanas solicitaram à Africa do Sul a extradição de Manuel Chang, mas há políticos e defensores dos direitos humanos que não concordam.

Chang está detido, desde 29 de Dezembro, na África do Sul a pedido dos Estados Unidos, que o acusam de crimes financeiros num processo relacionado com as dívidas ocultas de Moçambique.

A oposição à extradição deriva do facto de Moçambique ter um histórico de impunidade, em particular em casos que envolvem altas personalidades ligadas ao partido no poder, Frelimo.

“Se Manuel Chang regressar a Moçambique, temos todos a certeza que nada mais será feito”, diz o porta-voz da Renamo, José Manteigas.

Manteigas não tem dúvidas de que a extradição apenas interessa à Frelimo.

Acompanhe:

Entrevista com José Manteigas, Porta-voz da Renamo
please wait

No media source currently available

0:00 0:04:02 0:00

Para Jorge Matine, director executivo do Fórum de Monitoria do Orçamento, as autoridades de Maputo pretendem com o pedido de extradição de Manuel Chang enviar uma mensagem de aparente protecção do seu partidário.

Neste caso concreto, diz Matine, os moçambicanos acreditam mais que a justiça apenas só pode ser feita fora, o que deriva da falta de confiança que muitos têm em relação às instituições de direito.

Por outro lado, Matine adverte que o pedido pode servir de incentivo a outros corruptos que poderão entender que bastando ter ligações politicas há garantia de continuar impune.

A eventual extradição para Moçambique pode abrir espaço para uma fricção diplomática com os Estados Unidos, diz Matine. “Não sei se num ano eleitoral, o governo teria tanta força” para gerir isso.

Acompanhe:

Entrevista com Jorge Matine, Director Executivo FMO
please wait

No media source currently available

0:00 0:09:13 0:00

A decisão da extradição de Manuel Chang será conhecida em Fevereiro.

Fórum Facebook

Poderá gostar também

XS
SM
MD
LG