Links de Acesso

OMS anuncia 24 casos de ébola na República Democrática do Congo


Este é o sétimo surto de ébola na República Democrática do Congo, onde o vírus surgiu pela primeira vez em 1976, quando o país ainda era conhecido como Zaire.

A República Democrática do Congo regista 24 casos de contaminação pelo vírus ébola, incluindo 13 mortes, disse hoje, 27, a Organização Mundial da Saúde(OMS), mas acredita não haver relação entre esses casos, registrados na província congolesa de Equador e os da Libéria, Nigéria, Guiné e de Serra Leoa.

Segundo informações da OMS, tudo indica que o primeiro caso de contaminação foi de uma mulher grávida, que preparou um animal caçado pelo marido. Ela ficou doente, com os sintomas do vírus ébola, e no dia 11 de Agosto morreu, ainda sem o diagnóstico da doença.

Na semana seguinte à morte da mulher grávida, profissionais de saúde que entraram em contacto com ela, além de parentes, também apresentaram sintomas da doença.

O Ministério da Saúde do Congo está a rastrear possíveis contactos dos contaminados para evitar uma maior disseminação da doença. Neste momento, acompanha 80 pessoas de perto, com base em experiências anteriores.

Este é o sétimo surto de ébola na República Democrática do Congo, onde o vírus surgiu pela primeira vez em 1976, quando o país ainda era conhecido como Zaire.

A OMS ressalta que não recomenda restrições de viagem, excepto nos casos em que a pessoa tenha a doença confirmada ou se trate de suspeitos de infecção com o vírus ou tiveram contacto com doentes.

O ministro da Saúde do Congo, Félix Kabange, disse que, infelizmente, os resultados das análises de oito amostras de pessoas contaminadas são positivos, e trata-se de outra cepa do vírus.

XS
SM
MD
LG