Links de Acesso

OMS declara pandemia devido ao novo coronavírus


Turistas envergando máscaras por causa do coronavirus (Estados Unidos)
Turistas envergando máscaras por causa do coronavirus (Estados Unidos)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia de Covid-19 nesta quarta-feira, 11 Março, tendo em conta o número de casos, mortes e números de países atingidos números que ainda devem aumentar.

"A descrição da situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS da ameaça representada por esse vírus. Isso não muda o que a OMS está a fazer, nem o que os países devem fazer", afirmou em Genebra, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da organização.

O coronavírus (COVID-19) já é uma pandemia?
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:30 0:00

Aquele responsável aclarou, no entanto, que "a declaração de uma pandemia não é como a de uma emergência internacional, é uma caracterização ou descrição de uma situação, não é uma mudança na situação".

Nas últimas duas semanas, o número de casos fora da China aumentou 13 vezes e o número de países afetados triplicou.

"Pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leviana ou descuidada. É uma palavra que, se mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários", acrescentou o secretário-geral Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O mais recente balanço do órgão indica a existência de mais de 118 mil casos em 114 países e 4.291 mortes.

De acordo com Tedros Ghebreyesus os países precisam preparar respostas em áreas chaves: detetar, proteger, tratar, reduzir a transmissão, inovar e aprender.

Explicativo: O que é um vírus
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:14 0:00

XS
SM
MD
LG