Links de Acesso

Obama assina ordem executiva para aumento limitado do salário mínimo


O Presidente dos EUA, Barack Obama, vai decretar o aumento do salário mínimo de 7,25 dólares para 10,10 dólares por hora, limitado a algumas centenas de milhares de trabalhadores, ao fim de um ano em que o Congresso não chegou a acordo para aprovar uma subida mais abrangente.

A ordem executiva da Casa Branca, que deverá ser anunciada nesta terça-feira, durante o discurso do estado da União, só terá efeitos a partir de 2015 e vai beneficiar apenas os funcionários contratados a partir desse ano por empresas com contratos com o Governo federal.

A intenção de Barack Obama de aumentar o salário mínimo para todos os trabalhadores nos EUA, anunciada no discurso do ano passado, encontrou resistência no Congresso, com o Partido Republicano a argumentar que uma subida do valor levará à perda de postos de trabalho.

As ordens executivas são tradicionalmente vistas pelo partido que não está no poder como uma espécie de abuso dos poderes presidenciais, ou seja uma forma de contornar a falta de entendimento no Congresso. Barack Obama já fez saber que irá usar mais os seus poderes executivos, no final de um ano em que o bipartidarismo esteve particularmente ausente da vida política dos EUA, em especial na Câmara dos Representantes.
XS
SM
MD
LG