Links de Acesso

Número de mortes por terrorismo caiu no mundo


Nigéria é o país com maior redução de ataques terrroristas

O número de mortes por terrorismo no mundo caiu no ano passado pelo segundo ano consecutivo, em parte graças a uma redução de 33 por cento das vítimas mortais na Síria, no Paquistão, no Afeganistão e na Nigéria, segundo um relatório divulgado nesta quarta-feira, 15, pelo Instituto para Economia e Paz (IEP).

Em 2016, 25.673 mortes por atentados terroristas no mundo foram registadas, 21 por cento a menos que as 32.685 de 2014, quando se alcançou o nível máximo nos números após quatro anos de aumentos.

A maior diminuição do impacto do terrorismo registou-se na Nigéria, onde as mortes atribuídas ao grupo Boko Haram caíram 80 por cento em 2016 em relação ao ano anterior, enquanto o Iraque é o único dos cinco países mais afectados onde piorou a situação, devido ao impacto do Estado Islâmico.

O Estado Islâmico aumentou no ano passado os seus ataques suicidas e os atentados contra civis numa tentativa "desesperada" de compensar as perdas territoriais que sofreu no Iraque, segundo Hyslop.

No Afeganistão, ocorreram menos ataques terroristas, embora Hyslop tenha advertido que essa mudança pode dever-se ao facto de que os talibãs alcançaram um maior controle militar no campo de batalha convencional.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG