Links de Acesso

Novos confrontos no Quénia

  • Redacção VOA

Raila Odinga fala aos seus apoiantes

Raila Odinga repete acusações de fraude eleitoral. Comissão de direitos humanos diz que mais de 20 pessoas já morreram em confrontos

No Quénia confrontos eclodiram hoje entre apoiantes do derrotado candidato presidencial Raila Odinga e do presidente Uhuru Kenyata.

A agência France Press disse que os confrontos eclodiram em Kibera um bairro pobre de Nairobi depois de apoiantes de Odinga da etnia Luo terem deitado fogo a uma loja de um membro da etnia Kikuyu que apoia o presidente.

Os confrontos deram-se depois de Raila Odinga ter visitado o bairro para falar aos seus apoiantes pela primeira vez desde que foram anunciados os resultados oficiais.

Odinga reiterou a sua declaração inicial de fraude eleitoral. Um porta-voz do presidente voltou a negar as acusações de fraude fazendo notar que observadores como o antigo secretário de estado americano John Kerry e o antigo presidente sul africano Thabo Mbeki consideraram as eleições de justas. A Comissão de Direitos Humanos do Quénia disse que desde as eleições de 7 de Agosto já morreram 24 pessoas em confrontos e acusou a policia de disparar contra manifestantes em zonas de apoio a Odinga.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG