Links de Acesso

Angola é paragem da viagem do novo MNE chinês a África


Qin Gang, novo ministro dos negócios de estrangeiros da China, em foto datada de Julho de 2022 quando era embaixador chinês nos EUA
Qin Gang, novo ministro dos negócios de estrangeiros da China, em foto datada de Julho de 2022 quando era embaixador chinês nos EUA

O novo ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Qin Gang, inicia o seu mandato com uma viagem de uma semana a cinco países africanos, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros nesta segunda-feira, 9.

Qin Gang, que até há pouco tempo era embaixador nos Estados Unidos, visitará a Etiópia, Gabão, Angola, Benim e Egipto a partir desta terça-feira 9 e até 16 de Janeiro, disse o porta-voz Wang Wenbin numa conferência de imprensa.

No Egipto, Qin irá também encontrar-se com o secretário-geral da Liga Árabe.

O novo ministro dos Negócios Estrangeiros está a seguir os passos dos seus antecessores, que durante mais de três décadas começaram cada ano com uma viagem a África.

"Isto mostra que a China atribui grande importância à amizade tradicional com África e ao desenvolvimento das relações China-África", disse Wang.

Os EUA estão a lutar contra a China por influência em África, com o Presidente Joe Biden a fazer um apelo aos líderes africanos numa cimeira em Washington, em Dezembro.

A China tornou-se um importante parceiro comercial com o continente e investidor em infra-estruturas e projectos mineiros.

O Instituto internacional do Reino Unido Chatham House revelou que Angola é o país africano que mais se endividou com a China nos últimos 20 anos, em mais de 40 mil milhões de dólares.

Qin, 56 anos, foi nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros a 30 de Dezembro. Sucedeu a Wang Yi, 69 anos, que substituiu Yang Jiechi como o principal funcionário do governo em matéria de política externa.

O novo cargo de Wang não foi anunciado, mas um recente artigo seu no site do Ministério dos Negócios Estrangeiros descreveu-o como director do Gabinete de Negócios Estrangeiros do Partido Comunista, no poder, o cargo que Yang detinha.

Fórum

XS
SM
MD
LG