Links de Acesso

Novo Governo de Angola com poucas caras novas


Presidente angolano, João Lourenço (dir) e a primeira-dama angolana, Ana Dias Lourenço, chegam à Praça da República em Luanda, para a tomada de posse. 15 de setembro, 2022
Presidente angolano, João Lourenço (dir) e a primeira-dama angolana, Ana Dias Lourenço, chegam à Praça da República em Luanda, para a tomada de posse. 15 de setembro, 2022

O Presidente angolano nomeou nesta sexta-feira, 16, o novo Governo, no qual mantém a maioria dos membros do Executivo da anterior legislatura.

Uma das novidades tanto no elenco como na estrutura é a criação Ministério das Pescas e Recursos Marinhos, que vai ser liderado por Carmen Sacramento Neto, que faz a sua estreia no Governo.

Outras caras novas no Executivo são Ana Paula Chantre Luna de Carvalho, que vai tutelar o Ambiente, e Palmira Leitão Barbosa, que asssume a pasta da Juventude e Desportos.

Na dança das pastas, Marcy Cláudio Lopes é o novo ministro da Justiça, e dos Direitos Humanos, em substituição de Francisco Queiróz, deixando assim o Ministério da Administração do Território para Dionísio Manuel da Fonseca.

No Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, o antigo secretario de Estado, Carlos Alberto Gregório dos Santos, assume a pasta, enquanto o também antigo secretário de Estado, Mário Augusto da Silva Oliveira, vai dirigir o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.

Em despachos separados, para a Presidência da República, João Lourenço manteve os seus colaboradores mais próximos: Adão de Almeida como ministro de Estado e chefe da Casa Civil da Presidência da República, Manuel José Nunes Júnior, ministro de Estado para a Coordenação Económica do Presidente da República, Edeltrudes da Costa como ministro e director do Gabinete do Presidente da República e Félix de Jesus Cala no cargo de secretário-geral do Presidente da República.

A secretária do Conselho de Ministros é Ana Maria Sousa e Silva

Os demais membros do Executivo mantiveram-se nos seus cargos.

Também hoje, o Presidente nomeou os governadores provínciais.

XS
SM
MD
LG