Links de Acesso

Nova liderança no MPLA, João Lourenço é o novo vice-presidente


José Eduardo dos Santos (TPA)
José Eduardo dos Santos (TPA)

O presidente do MPLA escolheu dois generais na reforma para o apoiarem na liderança partidária para o qual foi reconduzido na semana passada.

O general e actual ministro da Defesa, João Lourenço, é a partir de hoje o novo vice-presidente do MPLA enquanto que o engenheiro Paulo Cassoma é o secretário-geral.

À excepção do antigo secretário-geral, Dino Matrosse, a substituição de Roberto de Almeida, do cargo de vice-presidente, resulta de um pedido pessoal feito há um ano ao presidente do partido.

Roberto de Almeida havia manifestado a vontade de se reformar devido à idade.

Num discurso interno reportado pela imprensa pública, na abertura desta primeira reunião do Comité Central, eleito na semana passada, o presidente José Eduardo dos Santos é citado como tendo afirmado que o Bureau Político hoje (23) eleito e o Comité Central terão a tarefa de elaborar proximamente a lista de candidatos a deputados às eleições marcadas para o próximo ano.

Ao que tudo indica, está descartada a realização de um conclave alargado, específico, para a aprovação da lista de deputados e consequentemente o seu cabeça e o número dois .

O também Presidente da República, já anunciou que em 2018 irá retirar-se da vida política activa havendo agora uma grande expectativa sobre se o estadista angolano voltará a concorrer.

José Eduardo dos Santos terá dito na reunião de hoje que mais do que congregar o apoio em torno da figura do líder do partido, o importante é juntar todos militantes à volta de um programa político e económico e assegurar a sua execução.

Entretanto Ana Paula dos Santos, a esposa do Presidente angolano manifestou em Luanda o desejo de que o seu marido não devia ocupar outro cargo público para além da liderança partidária. A primeira-dama de Angola quer que o seu marido se ocupe agora da família, após 36 anos governando o país.

XS
SM
MD
LG