Links de Acesso

Nova directora-geral da CPLP assume sustentabilidade como principal desafio da comunidade


A economista cabo-verdiana Georgina Mello tomou hoje posse como directora-geral da CPLP e assumiu como principal desafio a sustentabilidade da comunidade lusófona, que passa por "criar um tecido económico e social" que a suporte.

Em declarações aos jornalistas após a cerimónia de posse na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Lisboa, a nova directora-geral da organização disse querer acrescentar a sustentabilidade ao que já existe, nomeadamente nos três eixos da comunidade: a difusão da língua portuguesa, a cooperação e a concertação político-diplomática.

"Falta aquilo que eu chamo a sustentabilidade. Criar um tecido económico e social que suporte isto tudo, que transforme a CPLP naquilo que os cidadãos querem. Querem senti-la mais próxima, que lhes toque, que lhes diga respeito", disse Georgina Benrós de Mello. Para a responsável, isso faz-se "pela via de mais comunicação, mais circulação de pessoas, bens e serviços, mais empresa, mais comércio, mais investimento, mais relação empresarial, mais relação entre as organizações da sociedade civil".

A nova directora-geral admitiu que isso passa pela concretização do estatuto do cidadão lusófono, algo que "não se tira da cartola", mas que se vai construindo pouco a pouco.
XS
SM
MD
LG