Links de Acesso

Noruega: Cruzeiro chega a porto após escapar por pouco de desastre


Passageiros do Viking Sky, 23 de Março, 2019.
Passageiros do Viking Sky, 23 de Março, 2019.

Um cruzeiro de luxo, que zarpou com cerca 1.400 pessoas a bordo, chegou a um porto na Noruega, neste domingo, 24, depois de escapar, por pouco, de um desastre, quando os seus motores falharam durante uma tempestade.

A Reuters reporta que o Viking Sky, com 1.373 passageiros e tripulantes a bordo, enviou um sinal de socorro no sábado, quando ficou à deriva no Mar da Noruega.

O navio conseguiu reiniciar três de seus quatro motores no domingo de manhã, mas ainda precisou de ajuda.

Equipas de resgate retiraram 479 pessoas, uma a uma içadas para helicópteros, antes de o clima melhorar e o navio começar a ser rebocado. Muitos dos resgatados eram idosos.

Cerca de 900 pessoas ainda estavam a bordo quando o navio chegou ao porto de Molde, na costa oeste da Noruega.

“Foi muito perto de um desastre. O navio esteve a 100 metros de encalhar antes de poder reiniciar um dos motores”, disse o chefe de polícia Hans Vik, que lidera o Centro Conjunto de Coordenação de Resgate do sul da Noruega, à TV2. “Se eles tivessem encalhado, teríamos dito um gigantesco desastre.”

Construído em 2017, o Viking Sky tem 227 metros de comprimento e 29 metros de largura, diz aViking Ocean Cruises.

O fundador e presidente da Viking Cruises, o bilionário norueguês Torstein Hagen, se reuniu com alguns dos passageiros resgatados.

“Eles tiveram uma experiência chocante”, disse Hagen à TV2 norueguesa e outros meios de comunicação após a reunião com passageiros resgatados do convés do navio em meio a tempestades.

“A maioria dos nossos passageiros é de idosos...imagine como é ficar pendurado naquele fio. Deve ser uma terrível experiência, mas eles parecem ter lidado com isso muito bem”, disse Hagen.

Os 915 passageiros eram principalmente dos Estados Unidos e Grã-Bretanha, disseram os serviços de resgate. Havia também canadianos e australianos a bordo, entre outras nacionalidades, segundo a empresa.

Cerca de 20 passageiros feridos foram levados para o hospital, disse a Viking Cruises, enquanto outros tiveram apenas ferimentos leves.

Reuters.

XS
SM
MD
LG