Links de Acesso

Nobel da Paz para Quarteto de Diálogo Nacional da Tunísia


Kaci Kullmann Five, Presidente do Comité do Nobel
Kaci Kullmann Five, Presidente do Comité do Nobel

O Quarteto de Diálogo Nacional da Tunísia ganhou, hoje, o Prémio Nobel da Paz, pela sua contribuição na construção da democracia no país depois da Revolução de Jasmin, em 2011,anunciou o Comité do Nobel.

O quarteto é formado pela União Geral dos Trabalhadores Tunisianos (UGTT), a Confederação Tunisiana da Indústria, Comércio e Manufactura (Utica), a Liga de Direitos Humanos da Tunísia (LTDH) e a Ordem dos Advogados da Tunísia.

Formado em 2013, o Quarteto apoiou o processo de democratização na Tunísia quando corria risco de entrar em colapso, disse o comité.

"Ele (o Quarteto) estabeleceu uma alternativa, um processo político pacífico quando o país estava à beira da guerra civil", disse Kaci Kullman Five, presidente do comité.

"Mais que qualquer coisa, o prémio tem a intenção de encorajar o povo tunisiano que, apesar dos grandes desafios, estabeleceu as estruturas para uma fraternidade nacional que, o comité espera, que sirva de exemplo a ser seguido pelos outros países."

O Prémio Nobel da Paz, no valor de oito milhões de coroas suecas, equivalentes a 972 mil dólares, será entregue em Oslo a 10 de dezembro.

XS
SM
MD
LG