Links de Acesso

Nicolas Sarkozy presta declarações sobre financiamento ilegal da sua campanha


Nicolas Sarkozy

Antigo Presidente francês terá sido detido e levado para prestar depoimento

O antigo Presidente francês Nicolas Sarkozy presta depoimento nesta terça-feira, 20, sob custódia, em Nanterre, num processo em que é acusado de financiamento ilegal da sua campanha de 2007.

A agência France Presse diz que ele está detido.

O jornal “Le Monde” explica que Sarkozy foi convocado pela Polícia Judicial de Nanterre, nos arredores de Paris, para explicar os fundos de campanha e que o seu comparecimento poderá prolongar-se por 48 horas, antes de ser apresentado a um juiz para a sua eventual acusação formal.

Nicolas Sarkozy e Muammar el Kadhafi em Trípoli
Nicolas Sarkozy e Muammar el Kadhafi em Trípoli

Esta é a primeira vez que o Chefe de Estado francês entre 2007 e 2012 depõe sobre a suspeita de ter recebido secretamente 50 milhões de euros da Líbia, na época governada por Muammar Kadhafi, para financiar sua campanha.

O montante terá sido mais do dobro do limite permitido legalmente na época para financiamento de campanhas políticas, que era de 21 milhões de euros.

Na altura das denúncias, Sarkosy as classificou de "grotescas".

O antigo Presidente francês e o falecido líder líbio tinham uma relação amigável que, no entanto, não terminou da melhor forma.

Após assumir o poder em 2007, Sarkozy convidou Kadhafi para visitar Paris, mas depois apoiou a intervenção militar que ajudou a derrubar o líbio.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG