Links de Acesso

Nampula: Antigos trabalhadores da Romon ameaçam com violência


Edifício Governo da Província de Nampula
Edifício Governo da Província de Nampula

Quinze anos depois da conclusão das negociações entre mais de 300 trabalhadores da extinta Rodoviária de Moçambique-Norte (Romon) e o Governo, os antigos funcionários ameaçam partir para a violência, caso o executivo não pague as indemnizações a que, segundo dizem, têm direito.

Nampula: Antigos trabalhadores da Romon ameaçam com violência
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:51 0:00

Desde a semana passada, aqueles trabalhadores têm vindo a manifestar diariamente a sua revolta e prometem agora invadir a antiga instalação da empresa e a Direcção Provincial de Transportes e Comunicações de Nampula.

O responsável governamental acusa os trabalhadores de oportunistas e diz que perderam o caso na justiça porque já foram indemnizados.

Com o encerramento da empresa em 2002 e sem receber qualquer indemnização, os trabalhadores acusam o Governo de falta de vontade.

O caso chegou à Assembleia da Republica, mas não se registou qualquer avanço.

O Centro de Mediação e Arbitragem de Conflitos Laborais concluiu que os trabalhadores têm direito a indemnizações.

Os trabalhadores dizem que no ano passado, a OTM-Central Sindical interveio e o Governo emitiu as folhas de pagamento, tendo garantido que até Novembro começaria a indemnizá-los, o que não aconteceu.

Aqueles trabalhadores, na sua maioria já na terceira idade, acusam o director dos Transportes e Comunicações de Nampula de a impedir o pagamento dos ordenados.

O director provincial dos Transportes e Comunicações Francisco Bonzo, diz que a greve é ilegal e que o Governo não vai pagar porque receberam indemnizações na altura da dissolução da empresa.

Bonzo acusa-os de serem oportunistas.

Ele disse também que o caso já foi discutido na justiça e que os trabalhadores perderam a causa.

Francisco Bonzo aconselha os ex-trabalhadores a recorrerem à justiça caso tenham outros elementos que justifiquem as suas exigências.

Por seu turno, os trabalhadores consideram de falsas as declarações do director, pois dizem que nunca foram ao tribunal discutir o assunto.

O Sindicato dos Trabalhadores em Nampula ainda não se pronunciou sobre o assunto

XS
SM
MD
LG